Quem me conhece de verdade, sabe que eu sou uma pessoa um tanto quanto controlada em relação as criticas, mais conheço pessoas (e nem é preciso ir tão longe assim) que não sabem lidar com as criticas, na verdade odeiam recebe-las sejam elas construtivas ou não.
Já que a sua primeira reação quase sempre é ficar um pouco nervoso conte até dez, deixe passar .Sua primeira reação pode tender a ser muito mais emocional do que racional, e reduzir a chance de ter algum aprendizado com a experiência.
Não desperdice o momento por mais mal-educada e chata que tenha sido a que a crítica e a maneira que ela tenha sido colocada, ela trás algum aprendizado e opinião sobre o seu serviço, sobre algo que veio de você.
Agradeça, mesmo que sob o ponto de vista de quem fez a crítica,a critica importante, e pode contribuir para a sua melhoria mesmo que a intenção dela seja ofender e magoar. Agradecer pode ser uma boa resposta inicial, principalmente quando você tem certeza de que, a longo prazo, você será cada vez melhor.
Muitas vezes, uma crítica válida vem embalada em uma série de camadas de ofensas. Identificar e responder somente à crítica que é o centro da questão é uma forma econômica de passar a mensagem de que o reclamante não está à altura de ofendê-lo, e de que nas próximas vezes ele poderia apenas se concentrar no aspecto crítico da questão, dispensando as tentativas de ofender, porque elas não colam mesmo.
Usei sempre essas dicas, as criticas as vezes me machucam muito mais eu tenso sempre ser educada e tentar tirar proveito da situação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário