sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Lízia nunca comeu carne


A carne não é bem-vinda na casa do escritor Eduardo Bueno, 43 anos, e da jornalista Lucia Brito, 37. Ambos são vegetarianos há cerca de 20 anos. A filha do casal, Lízia, de cinco anos, nunca comeu carne vermelha. Segundo o médico da família, a menina não apresenta nenhuma defasagem no desenvolvimento. Tem peso, altura e estrutura óssea compatível com a idade.
A família, simpatizante da doutrina Hare Krishna, alega motivos espirituais para cortar a carne da dieta. O máximo que se permite é incluir o peixe nas refeições, mas apenas uma vez por mês.
- Não me preocupo tanto com o mal que a carne faz. Simplesmente acho que não precisamos comer algo que um dia teve vida - afirma Lucia.
Quando decidiu ser vegetariana, aos 18 anos, a jornalista foi desacreditada pela família. A mãe disse que a aventura não duraria mais de três meses.
- Quando ela viu que era sério, mandou eu me virar para preparar minha comida - lembra Lucia.
Bueno comeu seu último pedaço de carne no dia 9 de agosto de 1979. Na época, já era vegetariano. Mesmo assim, não resistiu à oferta do pai.
- Ele invadiu minha casa dizendo que iríamos comer um churrasco porque ser vegetariano era frescura. Depois, fiquei uma semana mal e abandonei de vez a carne - lembra.
Nos anos 80, o escritor aderiu a uma dieta macrobiótica radical. Em 1989, foi trabalhar em São Paulo, onde relaxou na alimentação. Porém nunca voltou a comer carne.

2 comentários:

  1. Não precisamos comer algo que um dia teve vida... Vegetariano que come peixe.Essa é boa!

    ResponderExcluir
  2. bacana, estava procurando os motivos que levaram o Eduardo a ser vegetariano.

    ResponderExcluir