terça-feira, 1 de novembro de 2011

Compulsão Alimentar...

Compulsão alimentar é o impulso incontrolavel para comer. COMI TUDO!!! Um pacote de bolacha, 1 litro de refrigerante, 1 pote de sorvete, 1 barra de chocolate (de cobertura), uma lata de doce de leite, 01 pacote de bolo pullman,01 pera, 01 tangerina. Não, isso não é uma receita de sobremesa ou lista de supermercado. É o momento de crise!
Quem sofre de compulsão alimentar não come por fome física e muitas vezes ela nem sabe o que é essa sensação,pois já não a sente a muito tempo, por que come por puro impulso do momento. Chamamos esse impulso de binge eating,que mal traduzido,significaria “ataque de comer” ou “orgia alimentar”.A maioria das pessoas que apresentam compulsão alimentar são obesas ou com sobrepeso, isso sem contar com os problemas de saúde em geral.
Outra característica muito importante: a qualidade do comer, como um ataque, fazendo o indivíduo sentir-se sem liberdade para optar entre comer ou não, como se fosse refém de um impulso que lhe é incontrolável. Em um primeiro momento este impulso lhe dá prazer, em um segundo momento traz muita culpa e sofrimento.



E o tratamento? Só um profissional qualificado poderá fazer o diagnóstico e se for constatado de que é esse transtorno alimentar, a pessoa encontrará uma variedade de opções de tratamento podendo ir de terapias a grupos de apoio (tudo dependerá do grau em que o transtorno se encontra na pessoa).
Se acha que conhece alguém que sofre de algo assim, procure ajuda da família ou converse com a pessoa. Compulsão alimentar é coisa séria. Vale à pena tentar ajudar e quanto antes, melhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário