quinta-feira, 5 de setembro de 2013

INSPIRE-SE: O casal que viajou de carro pelo mundo durante 23 anos

A cara nova do blog pede o que eu mais penso, em viajar, em conhecer, em descobrir.
Tenho me empenhado uito nessas descobertas de experiências, mesm que longe da realidade que eu vivo agora, compartilha-las com vocês é uma maneira de deixar tudo isso mais perto do coração. 
Viajar por 23 dias ou 23 anos?
O casal alemão Gunther Holtorf e sua esposa, Christine acreditaram que viajar era preciso de um jeito e um nível invejável. Em 1988, eles decidiram fazer uma viagem de 18 meses ao redor da África em seu Mercedes G-Wagen. O que eles não poderiam imaginar, é que a viagem duraria 23 anos e ficaria conhecida como “A viagem sem fim de Gunther Holtorf“. A justificativa? Simples: “The more we traveled, the more we realized how little we’d seen” (quanto mais viajávamos, mais percebíamos que tínhamos visto muito pouco ainda).
Sem qualquer tipo de ajuda ou financiamento, ou mesmo sem recursos como Twitter, Facebook, Instagram ou blog, os dois percorreram mais de 800.000 quilômetros, e passaram juntos por uma média de 200 países. Quando tinham que atravessar um continente, eles despachavam o carro por navio ou balsa.
O carro, como não poderia deixar de ser, ganhou até nome: se chama Otto. Segundo Gunther, ele nunca sofreu nenhum problema grave e sempre algo ocorria, ele estava tão familizarizado com o veículo, que conseguia solucionar o problema sem maiores dificuldades.




Quando perguntado sobre como ele financiou essa viagem, Gunther afirma que conseguiu economizar algum dinheiro enquanto trabalhava, mas que a viagem foi possível pois eles gastavam pouco de fato. Eles não dormiam em hotéis (sempre dormiam no carro ou em redes), nem comiam em restaurantes. Compravam comida em mercados locais e cozinhavam. Isso fez com que eles conseguissem gastar menos viajando do que se estivessem em sua terra natal na Europa.
Mas nem tudo são flores – no meio do processo eles tiveram um filho, que não pode os acompanhar na viagem e que ficou na Alemanha sendo cuidado por parentes próximos.



Gunther e sua esposa passaram 20 anos rodando juntos o mundo anonimamente, vivendo o que imaginamos ser uma grande aventura, e uma prova irrefutável de amor e cumplicidade. Infelizmente, Christine faleceu em 2010 vítima de câncer,  mas ela pediu ao marido que continuasse sua viagem. Gunther atendeu a última vontade de sua esposa, que ainda o acompanha em uma foto no retrovisor. No ano que vem, com 76 anos, ele pretende terminar a jornada. O carro será entregue ao museu da Mercedes.
O vídeo abaixo é obra do canadense David Lemke, que acompanhou Holtorf pelo sudeste asiático e mostra parte das fotos registradas durante a viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário